:  
Agregar Mensaje
 
   
Dorvalino Pedro de Mello Filho
17 03 14 3:08 am Post #15
Localidad : Imbituba - Santa Catarina - Brasil

Me deparei com o brilhante e esclarecedor texto sobre o idioma galego-português.
Estive recentemente na Galícia e percebi exatamente a ocorrência do "portunhol", o que me surpreendeu, pois que por aqui (litoral sul de Santa Catarina), quando os "nativos" descendentes de açorianos (vocalizam o "x" na fala) ao tentar comunicar-se com cidadãos vindos dos países sulamericanos de língua espanhola, acabam criando o que chamamos de "portunhol", uma miscigenação linguística que vi muito bem retrata na Galícia.
Me interesso muito pela Galícia e ao visitá-la tornei-me ainda mais encantado com seus povo, sua cultura, suas paisagens, enfim, pela nação.
O que nos une historicamente, entre outros pontos, é a aventura do navegante Don Rodrigo de Acunha, que partiu da Corunha em 24 de julho de 1525 rumo à América, na Expedição de Fray García Jofré de Loaysa, aportando na Enseada de Imbituba, em 28 de março de 1526, fixando por esta aportagem o nome ao lugar: "Porto de Don Rodrigo", hoje denominado Porto de Imbituba. São 488 de História, a comemorar neste 28 de março de 2014.
Viva a Galícia!!!!
Dorvalino Pedro de Mello Filho

Francisco da Cunha Coutinho
07 01 14 9:14 pm Post #10
Localidad : Porto

Meus Irmãos:
Sou apenas um Galego-Português do Porto, que defendo a união da Galiza e do Norte/centro de portugal (territórios da antiga Galecia).
O MEU POVO é o da Galiza e do NORTE de Portugal (Condado Portucalense), e, por mim, Essa é a união que sonho. O NOSSO POVO TODO UNO !

Ao ler um artigo nesta publicação , li: " Os portugueses são uma parte do povo galego que se tornaram independentes do reino de Leão que na época ocupava a Galiza.

Um grupo de galegos chefiados pelo cidadão Galego Dom Afonso Henriques libertou do reino de Leão parte da antiga Galiza ( a sul do rio Minho) e a essa parte deu-lhe o nome de Reino de Portugal."

Pois que se saiba... as primeiras conquistas deste Cidadão Galaico/Portucalense , foram exactamente em territórias da Galiza, com intenção de conquistar este território UNO na sua totalidade. Foram "negociações" com o Reino de Leão que levaram a que D Afonso Henriques , se virasse (que erro foi...) mais para o Sul e para as Conquistas aos Mouros com as Cidades MOURAS de Lisboa e outras a serem CONQUISTADAS pelos Galaico/Portucalenses do NORTE , que assim, criaram o Portugal de Hoje, e que, No Acordo de Tordesilhas, INCLUI as terras de OLIVENÇA (olivenza) , que o estado Castellano, NUNCA CUMPRIU (tal como é de esperar de Castellanos).

Voltando a NÓS .. eu sou um "amante" da Galiza...a minha Familia é Galega de perto de Ourense, antes da Nacionalidade Portuguesa e Já Nobres do Reino da Galiza quando do tempo do Nosso Rei Afonso IV e Apoiantes de D Ramiro, seu Irmão mais novo nas disputas entre os dois.

Desde que nasci, foi Hábito andar a Vigo, a La Guardia, Ourense, Tuy , Santiago, Gondomar, Bayona, e muitros outros lugares desta Nossa bonita terra e povo. O Meu Pai dizia sempre: "filhos, vejam bem...que isto é que é a nossa terra e o nosso Povo, não os Mouros do Sul e Lisboa, esses são "conquistas" , Este, é o Nosso Povo." Palavras Sábias.
Fica o meu testemunho, um Obrigado por todo o Amor Galego que recebo quando vos Visito. Tenho ORGULHO NISSO .
Francisco Coutinho
Carlos Fuentes
28 10 13 10:13 pm Post #8
Localidad : Valencia

Un saudiño dende Valencia para todos os galegos amantes da nosa Terra. Parabéns pola web. E nunca deixedes de falar o galego!!
Virgilio
06 10 13 1:33 pm Post #7
Localidad : Curitia Paraná Brazil

Gostei do seu jornal.
Já fiz o Caminho de Santiago em 2007, farei novamente em 2014 com 62 anos.
Veja no Google Virgilio Pereira Junior mais de 8000 fotos do Caminho.
Sou apaixonado pela Espanha.
Viva a Espanha.
María
26 09 13 5:42 pm Post #6
Localidad : A Coruña

Menuda sorpresa me acabo de levar ao atopar este sitio! estaba buscando cousas sobre a santa compaña para un traballo do instituto e me atopei con esto e encantoume (aparte de salvarme o pescozo jaja) Very Happy
Victor Dopazo
05 09 13 3:05 am Post #5
Localidad : Chajari

Very Happy Hola!!!

Sot hijo de un Gallego de Loñoa do camino... en ourense... y siempre mi padre qepd solia decirnos de la verde Galicia..y hoy estos medios nos permiten llegar a Uds..
Un abrazo
Ricardo
01 09 13 2:09 pm Post #4
Localidad : Argentina

Hola, soy Ricardo, les escribo desde Buenos Aires República Argentina. Mi padre nació en Arzúa el 3 de Setiembre de 1917. Si va todo bién para el próximo año iré a España principalmente a Galicia, Coruña, Arzúa de donde era mi padre. gracias por leer éste mensaje.
Administrador
06 07 13 2:27 pm Post #3
Localidad : Buenos Aires

El anterior libro de visitas dejó de funcionar seguramente por cambios en las directivas de seguridad del proveedor de hosting, así que instalamos a partir de hoy este nuevo.
Administrador Galicia espallada
02 07 13 2:56 pm Post #2
Localidad : Bos Aires, Arxentina

Estrenamos nuevo libro de visitas.
Quien esta en linea
Nuestros visitantes han posteado un total de 9 mensajes
En total hay 1 usuario en linea
La mayor cantidad de usuarios en lines fue 5 el 22 12 15 1:32 am

 
Powered by Free PHP VX Guestbook | Counter Widget